Construir Sistema Hidropônico simples e barato

Um sistema hidropônico flutuante é muito simples e barato de construir. E pode fornecer uma boa quantidade de vegetais saudáveis para alimentar sua família.

Esse guia mostra de forma simples como construir seu próprio sistema hidropônico flutuante usando materiais fáceis de encontrar e com custo muito baixo.

O custo estimado para construir esse sistema de hidroponia é de menos de R$ 50,00.

Passo 1 – Suporte de madeira

Construa um suporte retangular usando tábuas de madeira conforme a imagem abaixo.

O quadro pode ter as dimensões que se desejar. O ideal para um pequeno sistema são dimensões de 60 cm de largura por 120 cm de comprimento.

A dimensão desse quadro de madeira vai depender muito do tamanho do painel de isopor ou poliestireno flutuante que você utilizar para construir seu sistema hidropônico.

hidroponia-flutuante-300x220

Passo 2 – Cobrir o suporte com plástico

Cubra todo o quadro com uma capa de plástico. Esse plástico deve ser o mais grosso e resistente possível, pois nele será depositada a solução nutritiva. Mesmo assim certifique-se de que a superfície onde for colocar seu sistema hidropônico seja plano e livre e materiais que possam perfurar o plástico e com isso se perder a solução nutritiva.

Após isso, fixe o plástico no topo do quadro de madeira.

Passo 3 – Construir flutuador

Corte uma placa de isopor com dimensões ligeiramente menor que a do quadro de madeira, de modo que o isopor possa flutuar na solução nutritiva. Deixando sempre as raízes expostas aos nutrientes.

Após isso com auxilio de uma furadeira faça buracos na placa de isopor. Nesses buracos serão colocados os potes com substrato para cultivo. Deve-se deixar distância de aproximadamente 10 cm entre um buraco e outro para o pleno crescimento dos vegetais em hidroponia.

LyraEDISServlet-300x221

Passo 4 – Coloque potes no flutuador

Nos buracos feitos na placa de isopor coloque potes perfurados para sustentar o substrato e a planta cultivada.

A planta a ser cultivada nesse sistema pode ser comprada em agropecuárias ou cultiva-la desde a semente. É muito importante que ao ser transplantada para o pote a plante tenha um bom sistema radicular.

Veja um exemplo de pote na imagem abaixo:

net_pot_100mm-300x300

Passo 5 – Solução nutritiva

O último passa na construção do sistema hidropônico é encher o sistema com solução nutritiva e acondicionar os potes contendo a planta.

A solução nutritiva para esse sistema pode ser facilmente encontrada nos arquivos divulgados com anterioridade nosso site como Sistema Floating, NFT, etc. O volume da solução utilizada varia conforme o tamanho e número de plantas do sistema. Lembre sempre de usar medidores de pH e CE. É importante realizar medições antes e depois de adicionar os nutrientes ao água. A solução nutritiva e a água devem sempre ser repostas assim que o volume for baixando, mas sempre tem que lembrar de realizar as medições de pH e CE antes de adicionar água ou mais nutrientes, estes parâmetros serão os indicares que determinem uma das duas opções:

Exemplo: Se a CE for alta só adicionara água, caso esta seja baixa adicionara solução nutritiva.

Este artigo serve como uma guia para construção de um sistema hidropônico flutuante utilizando madeira e lona plástica. Mas também outros materiais podem ser utilizados como por exemplo: piscina de crianças, caixas plásticas, latas de lixo etc.

Muitos objetos podem ser utilizados desde que sejam capazes de manter o nível da solução nutritiva.

Artigo visto em: www. todohidroponia.net

Alex Balduzzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.