Qualidade da água para Hidroponia

Em hidroponia os cultivo é realizado sem solo e todos os nutrientes necessários para as plantas são oferecidos na forma de solução nutritiva. Esta solução é preparada com sais minerais, fertilizantes (nutrientes) e água.

A qualidade da água é fundamental para o pleno desenvolvimento das plantas pois nela estão dissolvidos os minerais essenciais, formando a solução nutritiva que será a única forma de alimentação das plantas.

Origem da água para hidroponia

Para hidroponia é recomendado a utilização de água potável oriunda de poço artesiano ou água recolhida das chuvas.

A qualidade da água é de extrema importância para o pleno desenvolvimento do seu sistema hidropônico e quanto melhor a qualidade da água menos problemas nutricionais e de doenças ocorrerão no seu cultivo.

Em cultivos hidropônicos comerciais é recomendado a realização de análise química da água para saber a quantidade de nutrientes presentes na água e a salinidade. Além disso a análise pode detectar a presença de coliformes fecais e de patógenos que poderão prejudicar seu cultivo em hidroponia.

Devem ser analisados os seguinte parâmetros na água:  carbonatos, sulfatos, cloretos, sódio, ferro, cálcio, magnésio e micronutrientes (Cl ativo, Mn, Mo, B, Zn, Cu). Alem do pH e CE (eletro-condutividade).

Parâmetros de qualidade da água para hidroponia

As características físico químicas da água podem variar bastante dependendo da região, apresentando parâmetros que podem interferir na qualidade da solução nutritiva, tais como:agua hidroponia

  • Água com teor de cloreto de sódio (NaCl) acima de 50 ppm (50g/1000l) começa a causar problemas de fitotoxidez e pode inviabilizar seu uso.
  • Água dura (elevado teor de íons carbonatos, HCO3), haverá problemas de elevação do pH e indisponibilização de ferro adicionado à solução.
  • Águas subterrâneas originadas de rochas calcárias e dolomíticas contém bons teores de Ca e Mg.

Artigo visto em: www.todohidroponia. net

 

Alex Balduzzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.